Como fazer uma carta de apresentação para emprego perfeita?

Iremos abordar neste texto, dicas para criar uma carta de apresentação para emprego, que ganhe a atenção dos recrutadores, bem como, iremos lhe mostrar alguns modelos prontos, que você poderá baixar e usar para fazer a sua!




Uma boa carta de apresentação, é realizada de uma forma clara e objetiva, afim de esclarecer aos recrutadores e profissionais de RH, quem você é e quais são seus objetivos.

Criar uma carta de apresentação eficiente, não é difícil, contudo, é preciso fazer da maneira correta, sem erros de português, e de uma forma persuasiva, que encante quem irá ler esse documento tão importante na conquista de um emprego.

O que é uma carta de apresentação para emprego?

Antes de mais nada, precisamos entender e definir o que é uma carta de apresentação.

A carta de apresentação, nada mais é um texto que apresenta à quem está na seleção das vagas, quem é você. O principal objetivo da carta, é mostrar que você é a pessoa certa para a vaga,  e que pode ser um somador para a empresa.




Existem alguns tópicos que são de suma importância para estarem presentes numa carta de apresentação memorável, veja abaixo:

  • Ela precisa ter uma linguagem formal, com a utilização correta da ortografia, sem erros;
  • Deve conter uma descrição de experiências, cursos, intercâmbios e outros agregadores que possam ser um adicional a sua função ou profissão;
  • Você precisa expor quais são suas metas futuras em relação a sua profissão;
  • Descreva suas principais armas, isto é, suas principais qualidades e habilidades como profissional da área;
  • Caso você fale ou possua fluência em outros idiomas, deve estar especificado em sua carta de apresentação qual o seu nível de fluência, ou fala;
  • Deixe claro, se você possui disponibilidades para fazer mudanças, seja de cidade, de turno, se há também disponibilidade para viajar, contudo, seja verdadeiro, não fale que há disponibilidade, se você possui outros compromissos!

Vale a pena lembrar, que a carta de apresentação para emprego, é um “plus” do seu currículo, e não um resumo. Pense nele como um adicional para o que você não conseguiu descrever e contar no seu currículo sobre suas qualidades.

Porém, seja objetivo e direto, sem rodeios na hora de escrever. Você pode fazê-la em forma de texto ou tópicos, contanto que seja sucinto.

Como fazer uma boa carta de apresentação para emprego

Fazer uma boa carta de apresentação para emprego, exige uma certa estruturação e ordem, tudo isso facilita a leitura de quem estiver lendo a carta. Por isso, iremos aprender como fazer uma boa carta de apresentação na ordem adequada.

Introdução

Primeiramente, no primeiro parágrafo, você deve iniciar com “Prezado, Prezada, ou Prezados”, dependendo do caso, para direcionar a quem será destinada a carta de apresentação.

Como todo texto, é necessário iniciar do início, isto é, começar pela introdução, apresentando-se respondendo algumas perguntas básicas:

  • Quem é você?
  • Onde você estudou, o que você estudou?
  • Qual sua atuação, e quais experiências você já teve?
  • Por que busca a vaga em questão?

Isso tudo de uma forma formal, sem as perguntas, obviamente, contudo, descreva como no exemplo abaixo.

Exemplo: Sou formado em Administração, com ênfase em Marketing, já trabalhei na área por 3 anos, gerenciando uma empresa do ramo de cosméticos. Acredito que possuo as qualificações necessárias, força de vontade para desempenhar muito bem a função de Administrador.

Contextualize tudo

Antes de mais nada, é importante você contextualizar para quem estiver lendo, o por que você é a pessoa certa para a vaga? É importante deixar claro o que você pode agregar para a empresa, e também à ocupação.

  • Este é o momento mais importante para você, portanto, venda seu peixe. Mostre todas suas conquistar e aquilo que você se orgulha de ter conquistado em sua carreira;
  • Uma dica boa é você utilizar as exigências da própria vaga, para descrever as que você complementa.

Exemplo: Em 4 anos de empresa, eu era responsável por criar estratégias para o desenvolvimento e crescimento da empresa. Para isso, eu organizava uma equipe focada em coletar dados das necessidades de crescimentos da empresa. Nesta estratégia e com minha liderança na equipe, conseguimos um crescimento de 43% em 4 anos.

O que motiva você?

É importante para o entrevistador ou o profissional de Rh que vai ler sua carta de apresentação, que ele veja sua motivação. Por isso é importante expor a razão desta vaga lhe entusiasmar. Para auxiliar você, faça estas perguntas na hora de descrever sua motivação:

  • Essa vaga pode lhe ajudar a atingir algum objetivo profissional ou um sonho dentro da profissão? Qual, e como?
  • A vaga em questão exibe temas do seu interesse? Como?
  • Por que você merece uma entrevista de emprego nesta empresa?
  • Como você pode auxiliar essa empresa a crescer, e quais valores você pode agregar para ajudar nesse processo?

Exemplo: A oportunidade de trabalhar nesta empresa de grande renome, seja pela possibilidade de crescer como profissional, inovar dentro do setor. Uma das minhas paixões é poder ajudar pessoas e empresas a se desenvolverem. Acredito que com minha expertise, e conhecimento eu posso ser um agregador.

Alguém lhe indicou? Deixe isso claro

Uma indicação é algo muito positivo quando se trata de conseguir uma vaga de emprego. Isso pode significar um passo a mais na corrida pela oportunidade de emprego.

Portanto, se alguém lhe indicou a para ocupar a vaga, não sinta vergonha de deixar isso claro, pelo contrário, deixe isso bem especificado.

Não há motivos para ficar com receio de escrever “indicação de Mariana”, por exemplo, no assunto do seu e-mail.

Ter uma indicação de um conhecido que já trabalha na empresa, ou, possui alguma influencia sobre a mesma, é muito positivo.

Exemplo: “Prezado Fulano, conversei com a Mariana, e ela me recomendou para falar com você, pois tenho interesse na vaga que está em aberto na empresa.”

Modelos prontos de Carta de Apresentação para Emprego

Escrever uma boa carta de apresentação para emprego é uma tarefa um pouco complicada, isto por que, você irá falar de você, o que na maioria das vezes, é um tabu, ou uma dificuldade para a maioria das pessoas.

E pela importância desta carta de apresentação de emprego, que vemos como é importante fazer da maneira correta, seguir corretamente os passos para que tudo saia da melhor maneira possível.

Pensando nisso, resolvemos auxiliar você, e com modelos prontos da carta de apresentação, dar a possibilidade de você se guiar através de um modelo perfeito, onde será necessário apenas mudar os dados pessoais, e as coisas que condizem a sua realidade. Gostou? Então vamos lá:

Modelo de carta de apresentação pronta para copiar: simples e em branco

[Seu nome e Sobrenome]

[Insira aqui a vaga desejada]

[Insira aqui seu número de telefone]

[insira aqui seu e-mail]

[Insira aqui seu LinkedIn]

Estimado [Nome e Sobrenome da pessoa que vai ler a carta de apresentação],

Me encantou encontrar esta vaga para [posição] na [Empresa], empresa que respeito muito devido à [valor compartilhado entre você e a empresa]. Como [sua função atual] por [número de anos na área] anos, me desenvolvi em [habilidade relacionada à vaga] e fui capaz de [conquista quantificável relativa à vaga], entre outras conquistas profissionais. Eu adoraria utilizar essas habilidades para [como você pode ajudar a empresa se conseguir a vaga] como [nome da posição desejada] na [nome da empresa].

Além disso, [conquista profissional ou habilidade pessoal menos importante do que as do primeiro parágrafo, mas que merece ser incluída na carta por ser relevante à vaga].

Gostaria de ter a oportunidade de uma entrevista presencial para poder demonstrar como eu utilizaria [habilidade mencionada anteriormente] para [como você pode ajudar a empresa].

Atenciosamente,

[Seu Nome e Sobrenome]

Modelo de carta de apresentação pronta para primeiro emprego (sem experiência)

Marcia da Silva
Atendente
(XX) 99999-9999
marciadasilva@email.com.br
linkedin.com/marciadasilva

Aos cuidados do(a) recrutador(a) da Loja Roupas e Afins.

Fiquei extremamente contenta em saber da abertura de uma vaga de atendente na loja de vocês. Não só pelo fato de ser uma loja que eu e minha família compramos a anos, mas também por morar próximo a ela. Por esse motivo, eu conheço os funcionários e futuros colegas, dos quais já possui familiaridade, bem como saberia lidar com os clientes da região, visto que moro aqui.

Acredito que eu posso agregar com minha organização, empatia, proatividade e ótima comunicação. Desta forma estarei motivada a dar o meu melhor nesta oportunidade.
Espero poder participar de uma seleção através da entrevista de emprego, para ter a chance de comprovar que sou a candidata ideal para esta vaga.

Atenciosamente,
Marcia da Silva

Modelo de carta de apresentação pronta para professor de matemática

Fulano de Tal
Professor de Matemática
55 55 55555-5555
fulano@internet.com
https://linkedin.com/meulinkedin

Caro Fulano,

Vi um anúncio no Jornal da Cidade sobre uma vaga para Professor de Matemática. Portanto, constatei que no anúncio em questão necessitavam de alguém com experiência, eu lecionei por 5 anos na escola ABC, onde aumentei em 30% a qualidade das notas dos alunos com os exercícios que desenvolvi para lecionar a matemática.

Tendo como base, minhas habilidade comunicativas são eficientes e consigo com isso, ter a atenção dos alunos, mesmo em temas com maior complexidade. Também possuo uma expertise em incentivar os alunos a encararem desafios dentro e fora da matemática.

Com toda a certeza, que minha experiência seria um agregador de valor para o Colégio ASD, portanto, gostaria de marcar uma entrevista com o Sr. Fulano, para que possamos debater com maior detalhe como posso agregar valor a esta oportunidade.
Desde já agradeço a atenção

Atenciosamente,
Fulano de Tal
55 55 55555-5555

Modelo de carta de apresentação pronta para corretor de imóveis

João Santos
Corretor de Imóveis
(XX) 99999-9999
joaosantos@email.com.br
linkedin.com/joaosantos

Caro Fulano,
Recentemente vi uma vaga de Corretor de Imóveis, que foi publicada no Jornal do Trabalho. Imediatamente tive a certeza que esta vaga se encaixa nas minhas qualidades, competências e habilidades como corretor de imóveis.

Antes de mais nada, quero deixar claro que estou familiarizado com o ambiente de vendas do setor de imóveis, e com a pressão por resultados que é demandada. Entretanto, sempre tive resultados excelentes em performance de vendas em todas imobiliárias que já trabalhei (confirme a informação com os contatos que estão no currículo em anexo).

Espero poder participar de uma seleção através da entrevista de emprego, para que eu possa fazer um detalhamento ainda maior sobre minha experiência e expertise no mercado imobiliário, bem como demonstrar como posso contribuir com a Imobiliária ASD.

Atenciosamente,
João Santos

Modelo de carta de apresentação pronta para analista financeiro

A/C (nome da pessoa RH)

Cargo da pessoa do RH

Empresa XXX

Rua XXXX, XX

Cidade, Estado

 

Prezado XXXX,

Com mais de 10 anos de experiência na área de finanças e estudos de pesquisas em controladoria, com pós-graduação em Gestão de Projetos e curso de extensão em Administração e Finanças, acredito que minha experiência profissional possa contribuir para a empresa XXXX. Vejo que na vaga para Análise Financeiro Pleno, que encontrei através do meio de comunicação XXXX, vocês pedem competências que são adequadas ao meu conhecimento profissional.

Através da indicação do colaborador XXXX, que atua na área XXX, encaminho junto à carta meu currículo para análise. Nos últimos anos enfrentei ambientes desafiadores profissionalmente, como a coordenação de um projeto na cidade XXXX, além de reuniões periódicas com gerentes e SEO da companhia na qual trabalho, onde pude tratar de estratégias de negócios falando em outro idioma. As reuniões são realizadas 100% em inglês, língua que tenho um bom domínio em fala e escrita.

Além disso, tive a oportunidade de realizar um intercâmbio de dois meses no país XXXX, realizei cursos XXXXX e também pude me atualizar dentro da área através de cursos XXXXX. É importante ressaltar que a parte desta experiência, realizo um trabalho voluntário junto a entidade XXX, onde me dedico aos sábados para a função XXXXX.

Coloco-me à disposição para esclarecimentos de quaisquer dúvidas e, desde já, agradeço a atenção dedicada.

Atenciosamente.

Nome Sobrenome

(XX) X XXXX-XXXX

O que é uma carta de referência profissional?

Antes de tudo, é importante ressaltar que não são a mesma coisa! Uma carta de apresentação não é a mesma coisa que uma de referência profissional. Então, tome cuidado para não confundir e acabar enviando a errada para o entrevistador ou profissional de rh.

A grande diferença entre as duas cartas, é que a de referência profissional é realizada pelo empregador, ou seja, seu antigo chefe.  O principal objetivo da carta de referência profissional é indicar a outras empresas, e atestar a qualificação e competência do profissional.

Nesta carta, o empregador pode inserir informações como por exemplo, como você desempenhava as funções na empresa, mostrar suas qualidades e experiências dentro do cargo.

Como posso usar a carta de referência profissional?

Usualmente, ao sair da empresa, o empregado, leva além dos documentos que atestam a baixa na carteira, uma carta de referência profissional, que é assinada pela empresa.

É importante ressaltar, que essa carta de referência possui um peso importante, na hora de escolher um profissional.

No entanto, ela só deve ser apresentada a um recrutador, se for solicitado pelo mesmo. Do contrário, não envie o documento junto ao seu currículo e a carta de apresentação.

Modelo de carta de referência profissional

Veja abaixo como é o modelo da carta de referência profissional:

Declaramos para os devidos fins, que o Sr. (a) XXXXXXXXXXX, inscrito(a) sob o CPF n° XXX.XXX.XXX-XX, portador da CTPS XXXXXXXXX, foi nosso colaborador entre os períodos de XX/XX/XX a XX/XX/XX, exercendo a função XXXXX como seu último cargo dentro de nossa empresa, não constando em nossos arquivos nada que desabone sua conduta profissional. Atestamos que está apto (a) para desempenhar uma nova função em outra empresa.

Local, __ de __________ de ______.

Agora entendemos a importância de na hora de enviar um currículo bem desenvolvido, anexar em conjunto uma carta de apresentação para emprego, bem como se solicitado, conforme comentamos acima, uma carta de referência profissional.

Isso qualifica ainda mais você perante os concorrentes, já demonstra de certa forma, que está preparado para o mercado de trabalho, e que entende como ele funciona. Basta então, fazer da forma correta, e aí torcer para que suas qualificações batam com as exigências da empresa.

Gostou deste conteúdo? Então comente abaixo o que você achou, e compartilhe com seus amigos para que eles possam também, se preparar da melhor forma possível para uma vaga de emprego.

Vagas Agora:

This website uses cookies.