Você sabe como fazer um currículo no word efetivo para conquistar aquela vaga?
Todos nós sabemos que para conseguir um emprego é necessário ter um currículo, o que a maioria não sabe é como criar ele de forma simples e objetiva na melhor e mais fácil ferramenta: o word.
O word é uma ferramenta de textos mais utilizada no mundo para redigir, criar, editar ou formatar a escrita.
E não é atoa que as empresas preferem muito mais um currículo simples e objetivo à aqueles criativos que dificultam o recrutador ler com facilidade as informações que importam.
Portanto confira passo a passo como criar um modelo de currículo no word preferido pelos empregadores:
Inicialmente você teve ter o word instalado no seu computador. Para saber se ele está instalado no seu equipamento, vá em “pesquisar” e digite “word”.
Caso não ele não for encontrado, você precisará baixá-lo.
Pronto, agora que você está com a ferramenta, basta abri-la e ir na opção “Novo”.
Logo após, você poderá pesquisar modelos de currículos que o word tem, basta escrever “Currículo” na aba de pesquisa “Procurar modelos online”.
Você encontrará disponível diversos modelos de currículo que poderá escolher, entre eles estará a opção “Currículo, Simples e Funcional” que são as melhores e mais preferidas pelas empresas em geral.
Estes modelos são os mais adequados para as pessoas que estão em busca de uma vaga que não exige muita experiência ou formação.
Também são ideais para vagas mais comuns como atendente, assistente, motorista, auxiliar de limpeza, que não exigem muitas especializações.
Caso você esteja concorrendo para um trabalho criativo como design, ou um cargo de maior hierarquia poderá optar pelos modelos mais criativos, mas cuidado para não exagerar.
Lembre-se quanto mais simples e objetivo for, mais vai agradar o seu recrutador.
Atualmente, não e muito usual mais inserir foto no currículo. Você apenas deve inserir uma foto sua se a empresa exige isto no currículo, ou se está concorrendo para uma vaga cuja sua aparência esteja ligada a sua profissão.
Se este é seu caso você pode escolher o modelo “Currículo com foto ou básico com foto” que está nas opções que o word oferece.
Caso contrário, não selecione um currículo com foto se a sua vaga não exige este procedimento.
Escolhido o layout, agora vamos editar suas informações no word. Mas antes, você deve clicar na opção “Criar” do modelo que escolheu duas vezes para ele abrir na sua ferramenta.
Independente do modelo escolhido, no topo de toda apresentação sempre haverá suas informações pessoais. Portanto, você deverá editar essa parte com seus dados.
Para isto basta clicar sobre os títulos e descrições e preenche-las.
Os dados principais que você deve ter são: Nome completo, endereço completo com cidade, estado e cep, e-mail e telefone para contato.
Se você for inserir uma foto no seu currículo, basta substituir a imagem que vem no modelo por uma fotografia sua, ou carregar sua imagem na opção “foto”
Fácil não?
Porém, caso você insira a imagem e ela não fique encima da parte que é para ela ficar, basta trazer ela para frente na opção “Com disposição do texto” > “Em frente ao texto”
Em síntese, agora você poderá redimensionar a imagem para ficar do tamanho como quiser, mas lembre-se que sua foto não deve ultrapassar o tamanho das suas informações pessoais, afinal o que importa é as informações que estão na sua apresentação.
Rigorosamente falando, caso o seu modelo de currículo tiver um título “Curriculum, Currículo Vitae, entre outros” retire-o imediatamente. Esta é uma redundância que muitas pessoas cometem.
Afinal, você não precisa de um título dizendo o que é propriamente o documento que a empresa já está na espera de receber de você, é muito óbvio não acha? Não deixe passar esse deslize.
Nesta parte você deve citar a vaga que deseja e o motivo. Seja breve e ocupe no máximo três linhas.
Se é seu primeiro emprego, você deve comentar sobre isto nessa parte. Este é o local ideal para ser sincero e mostrar interesse pela oportunidade.
Comente sobre sua escolaridade, não é necessário colocar a data de início e final. Apenas o grau que você concluiu e o nome da instituição.
Seja breve e sucinto.
Esta é a área destinada para comentar sobre suas realizações como cursos, palestras, estágios, idiomas, trabalhos voluntários.
Ou seja, é através das suas especializações que você pode vender seu peixe para o recrutador.
Se você não é uma pessoa estagnada, e que está sempre em busca de se atualizar e estiver muito conteúdo para enriquecer seu currículo, insira apenas aqueles que tenham haver com a vaga.
Por exemplo, se está concorrendo a uma vaga de atendente, vale a pena você colocar que tem um curso de inglês, pode ser que alguma hora precise atender um estrangeiro.
Mas, digamos que você tenha curso de inglês e esteja concorrendo para uma vaga de auxiliar de cozinha, da qual não tem contato com o público, você pode omitir essa informação e dar preferencia por exemplo a sua especialização de confeitaria.
Selecione pelo menos três experiências que você teve que tem haver com a vaga que deseja conquistar ou que o cargo que você ocupou oferece conhecimentos ou habilidades que possam contribuir para sua nova vaga.
Evite colocar experiências profissionais das quais você não permaneceu muito para não passar uma imagem negativa.
Não é muito diferente do que você imagina! Fazer um currículo de Jovem Aprendiz voltado para a busca do primeiro emprego, é mais simples do que parece!
Você poderá seguir a lógica dos passos acima passo a passo. Porém no “Passo 5: Especializações” poderá relatar algumas conquistas escolares ou acadêmicas, já que ainda pode ser muito cedo para você ter alguns cursos concluídos.
Se estiver cursando ou fazendo alguma especialização, cite isso. Por exemplo : “Cursando Secretariado na Talento Cursos Profissionalizantes”
Naturalmente o”Passo 6: Experiências Profissionais” você mudará para “Habilidades e Competências”.
Sim! De fato as habilidade e competências geralmente são colocadas nos currículos com pouca ou nenhuma experiência profissional para que o candidato possa falar um pouco sobre si mesmo.
Ou seja, eleja de três a cinco habilidades e competências que você tenha para comentar sobre elas.
Você pode dar exemplos de atividades e desafios que conseguiu superar com suas qualidades. Por exemplo:
” Me considero um bom líder, pois já fui tutor de minha classe, responsável por lidar com meus colegas de classe, orientá-los e estar atento as suas opiniões”
” Trabalho bem em equipe, pois sempre sou disputado a ser escolhido nas atividades em grupo, meus colegas sempre me querem por perto ”
Bom, agora que você sabe como fazer um currículo no word, você sabia que se incluir trabalhos voluntários nas especializações vai estar enriquecendo e impressionando muitos recrutadores?
Ainda por cima muitas empresas valorizam tanto os trabalhos voluntários que inclusive preferem ocupar suas vagas com pessoas que se dedicam para contribuir para uma sociedade melhor à aquelas que pessoas muito técnicas repleta de cursos ou experiências.
Isso porque um colaborador que pensa no bem estar do próximo tem grandes chances de crescer dentro da empresa e ser produtivo.
Quer saber mais sobre isto? Então confira como você pode fazer alguns trabalhos voluntários para melhorar o seu currículo.
Em um mercado de trabalho competitivo, o feirão de empregos representa uma excelente oportunidade para… Ler mais
O cargo de assistente administrativo escolar é fundamental para o bom funcionamento de instituições de… Ler mais
Pedir um aumento de salário pode ser um momento decisivo na sua carreira. A sensação… Ler mais
O mercado de trabalho está em constante evolução, moldado por inovações tecnológicas, mudanças econômicas e… Ler mais
Escrever um currículo eficaz é parte importante e primordial para quem deseja garantir uma vaga… Ler mais
Direitos trabalhistas foram criados para garantir segurança e uma base sólida para empregados e empregadores.… Ler mais
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais