Já é sabido que a forma de trabalhar vem evoluindo e mudando a cada dia, e com isso surgiu o home office. Foram-se os tempos onde trabalhar era uma coisa mecânica e completamente estável, sem mudanças.
Isso simplesmente não existe mais. Agora vivemos em um sistema de trabalho que envolve uma mudança quase que diária na forma de se relacionar com o trabalho e como isso interfere em nossa rotina.
As mudanças globais na forma do ser humano interagir, viver e se conectar com o mundo demandaram uma nova necessidade. E o que é mais valioso hoje em dia está sendo cobrado: tempo.
Por este e outros motivos que surgiu a forma de trabalhar home office, que nada mais é numa tradução literal para português de trabalhar em casa.
Porém, engana-se quem pensa que trabalhar em casa é uma atividade fácil e que não exige conhecimento, dedicação e foco, muito pelo contrário.
O conceito básico de home office como falamos anteriormente, é trabalho em casa, ou trabalhar em casa.
Essa nova forma de trabalho foi propagada e é ainda muito utilizada por Freelancers, profissionais autônomos. Porém isso vem mudando, e hoje, grandes empresas pagam seus funcionários para trabalhar de forma remota.
Engana-se quem pensa que apenas profissionais liberais trabalham desta forma, e ou, que se precise abrir uma empresa própria para fazer isso.
Diversas empresas estão contratando profissionais e escalando-os para trabalhar de forma remota. Para a empresa é um bom negócio, pois diminui-se alguns custos básicos que ela deveria pagar, como por exemplo o aluguel, energia, água e outros.
Por outro lado, para o funcionário, também é um ótimo negócio. Pois evita-se o trânsito, tendo mais tempo livre para si e para sua família.
Como mencionamos anteriormente, há muitas vantagens em se trabalhar de maneira home office. Entre elas, por exemplo está o fato de você ter mais tempo livre para sua família, amigos.
Mas os benefícios podem ser mutáveis e variáveis conforme a maneira que a pessoa trabalhe em casa.
– Independência e tomada de decisões que ajudam no crescimento profissional;
– liberdade
– qualidade de vida;
– gerenciamento próprio dos horários laborais;
– sem trânsito para chegar ao trabalho;
– tempo livre;
– hábitos mais saudáveis;
– entre outros…
Como tudo na vida, há dois lados, um positivo e um negativo, como uma balança mesmo. Nem tudo são flores, nem todas as experiências são positivas. Isso você deve pesar na hora de decidir se irá trabalhar de forma home office ou não.
Manter um estilo de vida que envolva uma carreira de forma home office exige de você alguns sacrifícios também. E claro, variando conforme você lida com isso pode lhe afetar mais ou menos.
Se você leu até aqui, tenho certeza que ficou curioso a saber como conseguir uma vaga de emprego que seja no processo de trabalho home office. Acertei?
Pois vemos muitas pessoas trabalhando neste novo estilo de trabalho, de forma independente, sendo um freelancer, ou um profissional liberal que possui uma pequena empresa, ou que é dono do próprio negócio.
Mas pouco ficamos sabendo de pessoas que estão empregadas com vínculo empregatício, e que mesmo assim, recebendo seu salário mensal, corretamente, todos os meses do ano, não precisa se deslocar 20, 50, 70 km por dia para trabalhar.
Certamente, também, você já pensou: “mas estas vagas home office só pode ser para pessoas que trabalham com tecnologia e em áreas do tipo”.
O que podemos lhe afirmar é que a grande maioria das vagas para trabalhar home office envolvem uma área de conhecimento em tecnologia, design, programação. Mas não se desespere: pois há mais e mais empresas aderindo a este método de trabalho.
E com isso, outras profissões e profissionais já podem trabalhar desta forma. Iremos citar algumas profissões logo abaixo que são o exemplo de que se pode sim, trabalhar de casa para uma empresa.
– Jornalista: ele pode criar artigos, matérias, conteúdos no conforto da sua casa ou em qualquer lugar que possua um computador e internet.
– Escritor: outra profissão parecida com jornalista, que tendo caneta papel, ou um notebook consegue criar conteúdos em qualquer lugar.
– Revisor de textos: sim, esta profissão ou ato profissional existe e é muito requisitadas hoje em dia, por portais de notícias, empresas de artigos científicos, escritores e outros.
– Tradutor: outra profissão que envole as letras. O profissional capacitado para traduzir textos e conteúdos, pode ser feito em qualquer lugar do mundo, apenas é necessário o conhecimento para fazê-lo.
– Contador: apesar de poder ser um profissional liberal, ele pode ser contratado por uma empresa e trabalhar em casa, apenas com seu conhecimento e alguns equipamentos básicos para fazer.
– Desenvolvedor de sites e aplicativos: uma das mais conhecidas na área de home office, permite que o profissional trabalhe de qualquer lugar. Pode ser um trabalhador individual ou ser contratado por uma empresa pra integrar uma equipe online.
– Designer Gráfico: outro profissional que pode trabalhar sendo empregado, como sendo seu próprio chefe, de qualquer lugar, apenas tendo suas ferramentas de trabalho como um bom computador.
– Professor particular: este profissional pode trabalhar remotamente via internet ou direto na casa das pessoas. Ou seja, é um trabalho considerado home office também.
– Agente de viagens: mais um profissional que pode estar ligado a uma contratação CLT por uma agência de viagens, ou trabalhar de forma independente.
– Profissional de beleza: e isso engloba várias profissões da área de beleza, como manicure pedicure, cabeleireira, maquiadora, entre outros.
– Gerente Financeiro: sim, é possível você gerenciar as finanças de uma empresa de forma remota, no conforto do lar. Mesmo sendo contratado para a empresa para fazer isso, o que ocorre com frequência.
– Administradores de empresa: outro profissional que possui a liberdade de escolher se quer trabalhar para uma empresa ou de forma individual gerenciando, por exemplo, mais de uma empresa.
– Pet Sitter/ Cuidador de Animais: outro profissional que pode trabalhar em casa ou na casa dos seus clientes.
Há várias formas de se trabalhar home office e de se conseguir uma vaga desta forma. Uma delas é a troca do seu trabalho atual para home office.
Conversando com seu supervisor, você pode tentar solicitar um teste para que você veja se consegue se adaptar a esse estilo de trabalho. A resposta dependerá de vários fatores, e pode ser avaliada em uma reunião com mais pessoas envolvidas.
Caso você possua um bom relacionamento na empresa e com seu chefe, esse caminho será mais fácil e flexível. Porém, entente-se que nem todas as empresas estão prontas para liberar essa forma de trabalho a seus funcionários.
E isso deve-se a vários motivos, como por exemplo, fluxo de trabalho, organização, hierarquia entre outros.
Outra forma de conseguir um trabalho home office, que é o caso para quem está desempregado, ou está em busca de um novo emprego, é pesquisar nos portais de emprego, essa modalidade.
Geralmente nos filtros de buscas há essa opção para você selecionar o tipo de contrato que será, ou a forma de trabalho disponível. Por isso, pesquise nestes portais se há vagas da sua função na modalidade de home office, ok?
Concluindo então, o home office não é mais o trabalho do futuro, é o trabalho do presente, e está tão vivo e faz parte da vida de tantas pessoas. Porém algumas empresas e pessoas ainda não se adaptaram e estão em busca de aprender, testar e entender como funciona esse método.
Por isso, você deve estar sempre antenado no que rola no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. Sempre se capacitando, e buscando melhorias para que quando surja uma oportunidade destas você possa agarrar com força!
O que você achou do nosso artigo sobre home office? Comenta abaixo:
Você trabalha ou já trabalhou desta forma? Gostou? Quais são suas experiências com este tema? Conta pra gente!
Em um mercado de trabalho competitivo, o feirão de empregos representa uma excelente oportunidade para… Ler mais
O cargo de assistente administrativo escolar é fundamental para o bom funcionamento de instituições de… Ler mais
Pedir um aumento de salário pode ser um momento decisivo na sua carreira. A sensação… Ler mais
O mercado de trabalho está em constante evolução, moldado por inovações tecnológicas, mudanças econômicas e… Ler mais
Escrever um currículo eficaz é parte importante e primordial para quem deseja garantir uma vaga… Ler mais
Direitos trabalhistas foram criados para garantir segurança e uma base sólida para empregados e empregadores.… Ler mais
Este site utiliza cookies para melhor desempenho.
Ler mais