Censo do IBGE abre oportunidades de emprego para milhares de pessoas

O IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é o órgão responsável por levantar dados importantíssimos que são utilizados em várias áreas do nosso país. Estes dados são responsável para prever coisas no futuro, ou para corrigir alguns problemas em que a sociedade possa estar enfrentando.

O fato é que o IBGE é um órgão muito importante no nosso país, e através dele, sabemos diversos dados através de pesquisas que são realizadas em todo o Brasil. Estas pesquisas só são realizadas, graças ao trabalho incansável dos servidores do órgão que percorrem muitos km para entrevistar o povo brasileiro.

Através destes servidores são realizadas novas pesquisas, levantamentos de dados, de opinião pública e muito mais. Os servidores são pagos para percorrer o território munidos de equipamentos para pesquisa e sempre com seus dados bem identificados.

ibge

Vagas 2020 para o IBGE





censo 2020 do IBGE vai gerar mais de 208 mil vagas de emprego. Isso mesmo que você leu: 208 mil vagas estarão sendo distribuídas por todos os estados brasileiros. Cerca de 5569 municípios do país participarão deste processo seletivo.

A abertura de um novo censo, onde são coletados dados e informações pertinentes a várias áreas da esfera social e política do nosso país, fez com que se abrissem novas portas e oportunidades.

Divisão das vagas

Apesar de ser um número bastante expressivo, é importante ficar atento a divisão das vagas por estado e por cidades. E não somente isso, mas também a divisão das vagas por categoria, ou por área de função dentro do IBGE. Vejamos a seguir como será feita a divisão das vagas por função:




– 180.557 vagas serão para a função de recenseador;
– 22.676 vagas destas serão distribuídas para agente censitário supervisor, e 5.462 para a função de agente censitário municipal;

Independente da função, todos os profissionais, irão trabalhar na coleta de informações para o Censo brasileiro de 2020. Serão realizadas pesquisas e entrevistas com moradores em todo o território brasileiro.

A previsão do órgão é receber cerca de 2 milhões de inscrições de pessoas interessadas em trabalhar nas áreas citadas.

PSS – Processo Seletivo Simplificado

O processo de seleção para as vagas será simplificado. Por exemplo, para as vagas de recenseador (cerca de 180.557 vagas), o candidato a vaga deverá ter apenas o ensino fundamental completo para se candidatar a vaga.

Nessa função , a forma de pagamento será feita conforme o número de residências visitadas, ou seja, quanto mais produzir, mais ganhará. Outro detalhe, é que a vaga não possui horário fixo de trabalho, podendo ser flexibilizada pelo próprio profissional. Porém a recomendação é que ele dedique ao menos 25 hrs/semana.

Outra função que terá o PSS (Processo seletivo simplificado), será a de agente censitário, que abrangerá cerca de 22.676 vagas. Porém para esta vaga, será exigido o ensino médio completo.

Inscrições para as vagas

Entretanto, as inscrições para os candidatos às vagas podem ser feitas até o dia 24 de março, e será feito somente online, via internet. As inscrições possuem taxa de inscrição, conforme informou o concurso do IBGE: “para as funções de nível médio é de R$ 35,80, e para recenseador, de R$ 23,61”.

Aos candidatos que passarem, serão chamados pelo IBGE para preencher a vaga e exercer a função. Desde já desejamos boa sorte a todos que desejam estas vagas.

*Atualização sobre o censo 2020

Leia atentamente abaixo uma atualização sobre o censo 2020.

Próximo censo demográfico

Uma notícia que pegou todos desprevenidos, recentemente, foi que o censo demográfico, que é responsável por coletar informações importantíssimas do nosso país, que estava marcado para este ano, será reagendado.

Segundo informações do próprio IBGE, o novo censo tem a previsão de iniciar por volta de 31 de julho de 2021.

Para quem se inscreveu no concurso do IBGE 2020 poderá ter o ressarcimento dos valores de taxas pagos pelo órgão. Basta entrar em contato com o órgão e apresentar os comprovantes de pagamento e então solicitar o reembolso conforme eles irão lhe informar os procedimentos.

Número de pessoas desempregadas sobe em 2 milhões desde maio

Recente pesquisa do órgão constatou que a taxa de desemprego aumentou em nosso país, e agora atinge 12,3% da população, totalizando cerca de 11,8 milhões de brasileiros.

Portanto, apesar da notícia triste, cerca de 5 milhões de brasileiros voltaram ao mercado de trabalho. Segundo o IBGE cerca de mais de dois milhões de brasileiros ficaram desempregados a partir de maio deste ano. Isso se dá, muito pela atual crise que estamos vivendo.

Oportunidade para quem não está trabalhando

Ser um recenseador do IBGE, ainda que por um tempo limitado, é uma forma de fugir da crise e garantir que novas oportunidades possam surgir.

Segundo especialistas, o importante é ficar ativo, ainda que desempregado, para se movimentar no mercado, buscar atualizações e melhorias para encontrar novas oportunidades.

Candidatar-se para esta vaga
Compartilhe esta Vaga

IBGE

(0)
Facebook