Você enviou o seu currículo e foi chamado para a próxima etapa, mas não tem ideia de como se comportar em uma entrevista de emprego para conquistar aquela oportunidade que tanto precisa.
Participar de uma entrevista pode fazer qualquer candidato perder o sono, mas não precisa ser assim se você se preparar com antecedência.
Tudo pode ficar mais fácil inclusive as perguntas que o recrutador fará a você se já tiver visto a maioria delas antes , não é mesmo?
10 Dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego
Independente se a sua entrevista de emprego vai ter a participação de um psicologo ou não, o segredo para mostrar que está apto e afastar o nervosismo, é ter tido tempo de organizar os seus pensamentos e pequenos detalhes que poderão ser analisados pela equipe de recrutamento e seleção.
1- Conheça mais sobre a empresa
Estar seguro no dia da entrevista de emprego é muito importante e para isto nada melhor do que você estar bem informado a respeito sobre a empresa que pretende trabalhar.
Visite o site da empresa e as redes sociais, leia sobre a visão, missão valores, cultura e confira também algumas fotos da equipe na galeria da corporação.
Estudar a empresa fará com que você se saia muito melhor na maioria das perguntas que são feitas na entrevista pelos recrutadores.
Além disso, demonstra o quão interessado você está em fazer parte da equipe.
2- Pratique Autoconhecimento
De nada adianta você ir para uma entrevista e não lembrar de alguns detalhes sobre seu histórico profissional.
É muito comum você indagado com algumas perguntas como: Fale sobre você, Quais suas qualidades?, Cite 3 defeitos seus, Por que deixou o Emprego anterior?
Por isso praticar seu autoconhecimento através de uma simulação de uma entrevista de emprego pode lhe ajudar a refletir a dar as respostas certas que seu recrutador quer ouvir.
Se conhecer, e praticar a dar respostas para as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego, além de prepará-lo muito mais para reagir sobre pressão, afastará seu nervosismo.
3- Revise e estude seu currículo
Não é porque seu currículo já foi analisado que você não vai pegar mais nele. Muitos recrutadores utilizam-o para confirmarem informações e fazerem perguntas.
Não recordar do que você colocou no seu currículo portanto pode pegar mal, não é mesmo?
Por isso é importante você revisá-lo e estudar a respeito do que informou nele.
Assim você será capaz de falar naturalmente da sua carreira, experiência profissional e especializações e tirar as dúvidas do seu futuro empregador.
4- Atenção a Pontualidade
Depois de ter preparado todo um discurso e estudado o seu currículo, não vale chegar atrasado no dia da entrevista não é mesmo?
A Pontualidade pode ser um muito favorável a você, pois se chegar com antecedência poderá usar alguns minutos para alinhar seus pensamentos à fala.
Chegar encima da hora só vai deixá-lo desconecto do que dizer e ainda pode prejudicar sua imagem, afinal se atrasa para entrevista pode parecer que para o trabalho isso seja uma conduta comum também.
Pequenos detalhes fazem toda a diferença e eles serão notados.
5- Seja objetivo, claro e sincero
Quando começam a surgir as perguntas, podemos tender a acabar falando demais ou fugindo do foco principal.
Sempre que uma pergunta for feita você deve ser o máximo objetivo e já responder de forma clara que o recrutador quer saber na primeira frase que disser.
Lembre-se também que em uma entrevista de emprego não se é tolerado mentiras, podendo ser essa uma atitude que poderá eliminar suas chances de vez.
Procure ser honesto em tudo o que diz e priorize a forma que vai falar de alguns assuntos mais delicados, como por exemplo “Porque saiu do emprego anterior?”
Nada de falar mal da Empresa, ou antigo chefe. Se a sua experiência foi ruim não use o momento para desabafar.
Seja cauteloso e prefira argumentos do tipo “Saí porque estou em busca de novos desafios, ou senti que não era bem aquele cargo que eu gostaria…”
6- Previna-se e cuidado com os deslizes
Tenha atenção a alguns detalhes que podem te prejudicar na entrevista de emprego e veja como prevenir alguns deslizes.
- Avise todos seus contatos de importância que precisará desligar o seu celular por um período de tempo e desligue-o assim que chegar para a entrevista;
- Na hora de se vestir prefira algo neutro, que se pareça com o que os funcionários da empresa usam, para saber isso é só verificar algumas fotos da equipe nas redes sociais ou site;
- Evite mascar chiclete ou deixar tatuagens e piercings à mostra;
- Cuidado ao gesticular, não exagere nos movimentos para não parecer nervoso ou autoritário. Seja sutil e suave com as mãos.
- Não utilize gírias, prefira uma comunicação mais formal.
- Jamais minta, em nenhuma hipótese.
7- Não tem experiência? Fale de suas vivências escolares e iniciativas pessoais
Naturalmente um candidato que não possui experiência tende a ficar ainda mais nervoso sobre como se comportar em uma entrevista de emprego.
Como não possui um histórico de seus trabalhos, acredita que não tem nada a acrescentar sobre si mesmo. Mas é aí que você se engana.
Suas realizações escolares, prêmios, reconhecimentos ou destaques contam e muito para um recrutador enxergar o seu valor.
Seu histórico acadêmico pode insinuar que você será um trabalhador exemplar, por isso vale a pena utilizá-lo para descrever suas realizações.
Assim como também experiências como intercâmbios, trabalhos voluntários, cursos, e até aquele trabalho que fez para um membro da família, podem atrair seu empregador.
8- Seja positivo
Um truque para se comportar em uma entrevista de emprego de forma exemplar é ser um candidato agradável e positivo sempre nas respostas.
Por mais negativa que tenha sido alguma experiência sua ou vivência tire o lado bom das coisas para mostrar o que aprendeu e seu diferencial.
Quando você mostra que não tem ressentimentos, e que está sempre em busca de se preocupar em fazer o seu melhor, demonstra maturidade.
Além disso, é sinal que é um candidato que pode se dar muito bem em equipe.
9- Faça perguntas que demonstre seu interesse
Você pode e deve fazer perguntas! Isso mostra o quão interessado está na empresa ou na vaga de emprego para o recrutador.
Uma dica de ouro é aproveitar para tirar suas dúvidas mencionando alguns aspectos que pesquisou.
Só tenha cuidado para não fazer perguntas que já tenham sido esclarecidas anteriormente, ou que com um pouco de pesquisa você já poderia saber.
Mostre seu interesse em crescer na empresa e questione como funciona, mas cuidado para não ser muito ambicioso e já querer cargos mais altos.
10- Seja simples, Seja você mesmo
O mais importante é você ser você mesmo. Não tente atuar ou decorar falas.
Quanto mais natural e transparente for com seu recrutador, mais próximo estará da sua futura vaga.
É normal estar um pouco nervoso devido a situação, afinal ninguém gosta de ser analisado.
Mas se você apenas se concentrar nas perguntas e respostas que vai dar, usando o que você tem de melhor: sua personalidade, certamente vai se destacar.
As vezes o que mais importa não é apenas o que dizemos, mas o que somos e como somos.