Aprendiz Legal: o que é, como funciona, como se inscrever?

Aprendiz Legal é um programa que visa preparar e inserir jovens no mercado de trabalho. O programa foi baseado na lei de aprendizagem (Lei nº 10.097/2000).

Apesar do incentivo ao mercado de trabalho, um dos objetivos do programa é na manutenção dos jovens nos estudos, evitando assim a evasão escolar. Assunto esse que levanta debates todos os anos, já que muitos jovens se vem na obrigação pela necessidade de parar de estudar para começar a trabalhar.

Todos os anos o programa Aprendiz Legal lança campanhas de incentivo e propagação do programa afim de incentivar mais e mais empresas a fazerem parte deste movimento.

Aprendiz Legal: Como funciona?

O programa Aprendiz Legal é voltado para jovens que desejam se inserir no mercado de trabalho e aprender uma função. Essa iniciativa já mudou a vida de milhares de brasileiros, que através do Aprendiz Legal conseguiram oportunidades de emprego em grandes empresas, aprenderam uma profissão, e hoje melhoraram de vida.

O programa é destinado para jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Contudo, para estudantes com deficiência não se aplica a idade máxima, ou seja, pode ser maior de 24 anos se tiver alguma deficiência.

O Aprendiz Legal funciona da seguinte forma: empresas são cadastradas no programa e separam uma porcentagem de suas vagas para os jovens. Desta forma, os jovens se candidatam para estas vagas através do programa, que interliga as duas partes.

Além das vagas de emprego, o programa também oferece treinamentos e cursos gratuitos afim de aprimorar e melhorar a relação entre jovens e empresa.

Como se inscrever no programa de emprego para jovens

Para poder participar tanto das oportunidades de emprego, quanto dos cursos gratuitos oferecidos pelo programa, é preciso se inscrever no programa. Conforme já comentado, deve-se ter idade entre 14 a 24 anos incompletos, esse seria o primeiro requisito. Contudo, pessoas com deficiência não se aplica idade máxima.

Após isso é preciso procurar a instituição parceira do programa em seu estado. Geralmente são através de CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), ou da Gerar, uma organização social sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento social através de ações educacionais e geração de emprego.

Em ambas as situações, você pode encontrar as unidades pelo site oficial do Aprendiz Legal ou acessar diretamente para fazer a inscrição através do CIEE ou da Gerar.

Cursos gratuitos do Aprendiz Legal

Conforme mencionado, após se inscrever no programa você terá acesso a cursos gratuitos, que são realizados em parceria com instituições de ensino. Desta forma, o jovem pode se prepara muito melhor para o mercado de trabalho atual, que exige uma qualificação maior.

Há cursos gratuitos em diversas áreas de atuação. Confira abaixo alguns cursos que você pode fazer totalmente de graça através do programa Aprendiz Legal:

  • Agronegócio
  • Aprendiz na Indústria da Carne
  • Auxiliar de Alimentação: preparo e serviços
  • Auxiliar de Produção Industrial
  • Comércio e Varejo
  • Logística
  • Módulo Básico (Mundo do Trabalho)
  • Ocupações Administrativas (CBO e Arco)*
  • Op. de Caixa
  • Operador de Computador
  • Operador de Telemarketing
  • Serviços Bancários – Adolescente e Jovem

Empresas participantes do Aprendiz Legal

O legal deste programa que ele incentiva o trabalho nos jovens, e abre oportunidades de emprego, que antes talvez seriam mais difíceis de serem alcançadas. Portanto, grandes empresas são parceiras do programa e oferecem boas oportunidades de emprego para jovens de todo o Brasil.

Um dos parâmetros para fazer parte do programa enquanto empresa é se enquadrar entre média e grande empresa. Portanto, isso rende bons frutos para os jovens que são oportunizados com experiências de trabalho em empresas como Rodobens, Itaú, Lojas Americanas, Unimed entre outras.

Salários e benefícios

Como o programa se baseia e norteia-se em uma vaga de emprego registrada normalmente como demanda a Lei de trabalho do nosso país, os participantes irão receber:

  • Salário compatível com função e carga horária;
  • 13º salário;
  • FGTS;
  • Vale Alimentação / Refeição;
  • Férias;
  • CLT assinada (Carteira de Trabalho Assinada)

Se você conhece uma empresa que gostaria de participar do programa, indique o Aprendiz Legal para esta empresa, ou se você é um jovem ou conhece algum jovem que se enquadra nos requisitos, faça a inscrição e abra as portas das oportunidades para você!

Deixe o seu pensamento