10 dicas para se manter motivado durante uma procura de emprego

A procura média de emprego demora entre três e seis meses, mas se a sua for superior a seis meses, pode começar a ficar impaciente, frustrado, ou pior, desistir.

Ficar motivado durante uma procura de emprego nem sempre é fácil de fazer. Entre personalizar todos esses currículos e cartas de apresentação e responder a perguntas complicadas de entrevistas, pode pensar que nunca encontrará um emprego. Se encontrar a sua motivação para a procura de emprego simplesmente não existe, aqui estão 10 maneiras de o ajudar a voltar a encontrar um emprego.

Comece com uma citação motivacional

Inscreva-se para receber uma citação motivacional diária todas as manhãs. A simples leitura de algo inspirador pode ajudá-lo a lembrar-se porque está à procura de um novo emprego e a manter o seu ânimo em alta.

Crie uma Rotina de procura de emprego

Quer esteja atualmente a trabalhar ou entre empregos, é crucial criar uma rotina de procura de emprego para o ajudar a manter-se no bom caminho. Um plano de ação de procura de emprego ajuda-o a organizar a sua procura, define objetivos realistas e realizáveis, e ajuda-o a medir o seu progresso.

Esta estrutura pode ajudá-lo a planear os seus dias, semanas, e meses e pode dar-lhe a motivação necessária para manter a procura.

Tire o dia de folga

Embora deva tratar a sua procura de emprego como um emprego, parte da sua rotina de procura de emprego deve incluir um dia de folga agendado. Tal como não trabalha todos os dias da semana, também não deve procurar um emprego todos os dias. Isso pode levar ao esgotamento e à frustração.

No seu dia de folga, faça algo divertido e totalmente alheio à sua procura de emprego. Também não tem de ser caro. Poderia fazer um piquenique, passear na biblioteca a ler revistas, ou simplesmente não fazer nada. Fazer uma pausa regular na sua busca de emprego permite-lhe recarregar e voltar à busca com uma sensação refrescante e energizada.

Seja voluntário

Ajudar os outros é uma óptima forma de tirar a sua mente das coisas, por isso considere o voluntariado durante a sua procura de emprego. Para além de colocar bondade no mundo, terá a oportunidade de aperfeiçoar as suas competências existentes, aprender novas e até expandir a sua rede profissional.

Participe de uma aula

Ter uma aula também ajudará a dar estrutura à sua semana e pode alargar os seus horizontes. Pode ser através de um colégio comunitário, do distrito do parque, ou online, e a turma pode ser para desenvolvimento profissional ou algo pessoal.

Independentemente da turma que frequentar, manterá o seu cérebro fresco e empenhado, mostrará aos empregadores que está empenhado em aprender coisas novas (e enfrentar novos desafios), e é mais uma oportunidade para fazer crescer a sua rede.

Procure nos modelos tradicionais

Por vezes parece que existe uma enorme divisão entre onde estamos e para onde queremos ir. Quando a sua procura de emprego se sentir um pouco desesperada, vá ao LinkedIn e procure os perfis das pessoas que estão onde você quer estar profissionalmente.

Este exercício pode ajudá-lo a lembrar-se de que não existe um “caminho de carreira certo” para ninguém, e muitas pessoas tomam um longo e sinuoso caminho. E se estiver a sentir-se corajoso, considere pedir para se ligar. Quem sabe? Poderá conseguir uma entrevista informativa que o poderá ajudar a descobrir o seu próximo passo.

Escreva as suas conquistas

Se começa a parecer que a sua procura de emprego é totalmente desesperada, tente elaborar uma lista das suas realizações recentes para o lembrar de tudo o que conseguiu.

Nada é demasiado grande ou demasiado pequeno, por isso escreva tudo. Poderá descobrir algumas coisas sobre si mesmo (como novas competências que domina) que poderá utilizar na sua próxima candidatura.

Concentre-se no que pode controlar

Há as coisas que se podem controlar e as que não se podem controlar. E enquanto todos nós ficamos perturbados, frustrados e estressados com as coisas que não podemos controlar, isso não ajuda uma procura de emprego.

Algumas coisas estão apenas fora das suas mãos, por isso não se esqueça de as deixar ir. Concentre-se naquilo que pode controlar e torne essas coisas as melhores e mais positivas que podem ser.

Experimente algo novo

Ao manter um diário de procura de emprego, terá um registo fantástico de como está a decorrer a sua procura de emprego. E quando o emparelhar com o seu plano de ação de procura de emprego, identificará quais dos seus esforços estão a obter resultados e quais não estão.

Reveja periodicamente o seu diário e o seu plano de procura de emprego para ver se precisa de agitar as coisas. Por exemplo, se só tem participado em eventos de redes virtuais, mas as ligações não vão a lado nenhum, tente alguns eventos presenciais.

Peça ajuda

Finalmente, pedir feedback ou coaching pode ajudar a motivá-lo a dobrar na sua procura de emprego. Por isso, peça a um consultor de confiança que lhe dê feedback sobre o seu currículo ou carta de apresentação. Isto pode ajudá-lo a encontrar as palavras e frases que funcionam e as que deve eliminar.

Da mesma forma, trabalhar com um orientador de carreira pode dar-lhe algum feedback imparcial mas encorajador na procura de emprego a partir do seu currículo até à entrevista.

Mantenha se atualizado

Por vezes, uma procura de emprego é fácil e fácil, enquanto outras vezes, simplesmente não é. Mantenha a motivação da sua procura de emprego com estas 10 dicas, e poderá retomar a sua procura de emprego para lhe dar a vaga que você necessita!

Deixe o seu pensamento